LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Le style Barroco

Fiche : Le style Barroco. Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  9 Octobre 2016  •  Fiche  •  396 Mots (2 Pages)  •  570 Vues

Page 1 sur 2

O Estilo de vestuário do período Barroco (meados do século XVII até ao final do século XVIII), distingue-se pelas formas largas e utilização de grossos brocados ornamentados com flores de seda tanto para as mulheres como para os homens.

Os tecidos eram luxuosos e caros, geralmente de seda e predominados por cores tais como o vermelho e o azul-escuro; entretanto, apareceram cores mais claras como o rosa, o azul-cau e o amarelo-palido.

O vestuário barroco feminino passou por várias fazes. Em 1670, introduziu-se o robe de chambre, um substituto casual do vestido formal também conhecido como mantua. Tinham mangas e punhos na altura dos cotovelos e ficou pelo menos um século na moda.

Depois vem o vestido de sacque ou robe à volante. Esse vestuário era composto por uma saia comprida e volumosa em que a parte da frente tinha uma racha, revelando um saiote. O peito, inicialmente aberto, era bordado. o decote profundo era chamado de “décolletage”, era aberto e amplo e exibia um busto elevado que podia ser coberto com uma gola de renda.

Lábios vermelhos, sobrancelhas escuras e delineadas e olhos claros eram o ideal de beleza.

Já o vestuário masculino era composto por um casaco largo. As mangas eram dobradas, revelando uma camisa ornamentada. A parte da frente aberta do casaco permitia ver um colete que se prolongava até ao joelho. A camisa tinha punhos de renda largos e um colarinho com corrente. As calças atingiam o joelho e era usadas em combinação com meias de seda, frequentemente brancas. A cabeleira era um acessório indispensável ao conjunto.

A nível dos sapatos, ambos os sexos, utilizavam com salto alto.

Ter os cabelos arrumados era muito importante tanto para os homens quanto para as mulheres. No início do século, os homens utilizavam seu cabelo natural, com bigodes grossos e barba. Contudo, quando o cabelo do rei Louis XIV começou a cair, ele começou a usar perucas, o que não demorou para virar tendência entre os homens da época. Quanto mais volumosas eram as perucas, mais finos tornavam-se os bigodes.

Já as mulheres não presenciaram uma mudança tão dramática. Cacheados ou crespos, os cabelos eram mantidos altos, em penteados fontage (enfeite de cabeça composto por uma torre de laços e fitas engomados). Joias, rendas, linho e fitas podiam ser adicionados ao penteado. Preferia-se também o cabelo de cor castanho escuro e o preto durante a maior parte do período.

...

Télécharger au format  txt (2.4 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Voir 1 page de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com