LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

BAC Portugais LV3 Lieux et formes de pouvoir

Résumé : BAC Portugais LV3 Lieux et formes de pouvoir. Recherche parmi 297 000+ dissertations

Par   •  12 Décembre 2019  •  Résumé  •  712 Mots (3 Pages)  •  615 Vues

Page 1 sur 3

Eu vou falar da nocao de lugares e formas de poder, e para illustrar esta nocao vou falar das protestacaos contra a ditadura militar no Brasil. A ditadura estreou após o golpe de Estado de 1964, contra o communismo, e terminou em 1985. Durante esse periodo, os direitos politicos e as liberdades individuais foram supprimida. Mas o estabelecimento de um regime autoritário e opressivo também implica a constituição de contrapoderes. Então, vamos ver que formas de oposição foram colocada em pratica para resistir? En primero lugar, vou falar da resistencia popular durante a ditadura, e em segundo lugar vou falar da resistencia cultural durante a ditadura.

Em primero lugar, vou falar da resistencia popular contra a ditadura militarApesar de ter tido o apoio de alguns setores da população, não podemos, no entanto, dizer que a sociedade brasileira aceitou passivamente a ditadura. Ao longo de sua duração, sempre houve oposição, resistência e luta. Além da opção radical da luta armada, houve outras formas de resistência, indo da extrema esquerda a liberais moderados. Mulheres, negros, indígenas, estudantes, operários, camponeses, intelectuais e jornalistas, entre outros, protagonizaram a resistência civil. Mas nem toda resistência ou oposição se fazia pelas mesmas bandeiras de luta. Os movimentos de esquerda (estudantil, operários, de bairro) tinham pautas e reivindicações diferentes dos grupos liberais (empresários, jornais da grande imprensa, profissionais liberais e políticos de carreira), essa desunião de movimentos e pluralidade de propostas foi manipulada pelo regime para se manter relativamente forte ao longo dos anos. Apesar de não existir uma pauta comum, a resistência colocou na agenda a questão da democracia, da justiça social e dos direitos humanos, e obrigou o regime a mudar seus planos iniciais de institucionalização, tendo que reconhecer outros atores sociais e políticos, além das oposições e instituições permitidas. Podemos ver gracas a photographias pegas na epoca imagems das manifestacaos que marcarao a ditadura militar. Estudei uma foto da Passeata dos Cem Mil, uma manifestacao organizada pelo o movimento estudantil o 26 de junho 1968. A foto exibe a massa humana que percorreu o centro do Rio de Janeiro e Vladimir Palmeira, o líder do movimento civil, discursando durante a manifestacao.

Em segundo lugar, vou falar da resistencia cultural contra a ditadura militar. Apesar da ditadura ter sido um período de intensa repressão, o desenvolvimento cultural e intelectual daquela época foram muito importante. As músicas de protesto, livros, pecas de teatro, novelas, filmes, pinturas e artes plásticas retratavam o desejo de mudança de muitas pessoas que queriam o fim da intervenção militar. Cantores famosos como Gilberto Gil, Chico Buarque,  Caetano Veloso e Geraldo Vandré entre outros se tornaram populares e símbolos de resistencia.  Durante o regime militar a música, em especial, foi a arma usada para lutar contra o governo. Por meio de metáforas, os artistas procuravam burlar a censura, transmitir sua mensagem. Toda essa censura e essa dor serviram de inspiracao para os artistas da época. A arte pode ser um meio eficaz e pacifico de expressão. Muitas musicas que se tornaram hinos da ditadura continuam atuais e ouvidas por gerações que não viveram naquela época e através delas aprendem o valor da liberdade. Estudei a musica Cálice, de Chico Buarque e Gilberto Gil escrita em 1973. Faz alusão à oração de Jesus Cristo dirigida a Deus “Pai, afasta de mim este cálice”. Para quem lutava pela democracia, o silêncio também era uma forma de morte. O silencio representava a censura, mas também a morte de alguém torturado. Daí nasceu à ideia de Chico Buarque: explorar a sonoridade através de um inteligentíssimo jogo de palavras e o duplo sentido das palavras “cálice” e “cale-se” para criticar o regime instaurado. Além disso, faz claras referências ao regime da época em versos fortíssimos como “quero cheirar fumaça de óleo diesel”, se referindo à prática de tortura onde o preso era submetido ao processo de inalar fumaça.

...

Télécharger au format  txt (4.7 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Voir 2 pages de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com