LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Relatório bioquímica

Rapport de stage : Relatório bioquímica. Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  2 Décembre 2016  •  Rapport de stage  •  251 Mots (2 Pages)  •  593 Vues

Page 1 sur 2

Caso Clínico – Fibrose Cística

João Marcos Cansian - D

  1. Porque os pacientes com fibrose cística apresentam esteatorréia?

Devido ao meio aquoso da luz intestinal estar mais viscoso,  e também devido a deficiência de lípase pancreática e sais biliares (por causa da obstrução parcial ou total dos ductos das glândulas exócrinas) o organismo não consegue absorver os lipidios e também algumas proteínas da dieta. Então esse lipidos são eliminados com as fezes, ou seja, ocorre a esteatorréia.

  1. Esses pacientes possuem a disposição no mercado microesferas de enzimas pancreáticas que aliviam,  mas não normalizam a absorção de lipídios da dieta; uma vez que há deficiência na secreção de bile. Qual o papel dos sais biliares na absorção de lipídios da dieta alimentar?

A função dos sais biliares é se unir aos produtos primários da degradação lipídica, ou seja, ácidos graxos livres, colesterol livre e 2-monoacilglicerol, para formar as micelas mistas. Essas micelas têm seu interior hidrofóbico e sua superfície hidrofílica; assim, as micelas são solúveis ao meio aquoso da luz intestinal, podendo ser absorvidas pelas células mucosas intestinais.

  1. Seria adequado utilizar como dieta lipídica gorduras ricas em ácidos graxos de cadeia curta e média? Explique.

Triglicérides de cadeia média e curta podem ser usados como substituição parcial de gordura, já que podem ser absorvidos diretamente através da mucosa intestinal. Essa medida de ingestão, a não restrição de consumo de gordura, o uso de suplementos alimentares e ainda o uso das microesferas de sais biliares são os tratamentos utilizados para o controle dessa doença.

...

Télécharger au format  txt (1.7 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Voir 1 page de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com