LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Islão E Política Na Malásia - étude en espagnol

Commentaire d'oeuvre : Islão E Política Na Malásia - étude en espagnol. Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  3 Décembre 2014  •  Commentaire d'oeuvre  •  701 Mots (3 Pages)  •  684 Vues

Page 1 sur 3

A Malásia é um Estado federal, situado no Sueste Asiático, composto por dois territórios: o sul da península Malaia, que compreende também as ilhas adjacentes; e a parte territorial situada no norte da ilha de Bornéu.

A Malásia tem sido um lugar de confluência de religiões e culturas. É, portanto, uma realidade multifacetada e complexa. Neste contexto, o Islão tem vindo a desempenhar uma função particular, na medida em que influencia também a esfera política. O Islão é a religião oficial do Estado e é professado pela maioria da população.

Tal como a Indonésia, a Malásia é um Estado de maioria muçulmana. Mas, ao contrário da Indonésia, a Malásia pratica abertamente uma política islâmica.

Neste trabalho pretendo mostrar algumas das características do Islão na Malásia, sem perder de vista as generalidades que se vinculam com a essência do mundo muçulmano.

Para começar, farei uma breve explicação acerca das vias de implementação do Islão na Malásia. Posteriormente, farei uma abordagem às tendências islâmicas contemporâneas, aos partidos existentes e aos dirigentes actuais.

Palavras-chave: Islão, Política, Malásia.

A introdução do Islão na Malásia não é datada de forma precisa. Contudo, sabe-se que o monumento islâmico mais antigo na região é o minarete de Trengganu, cujas inscrições remontam ao ano de 1303 da Era cristã. A religião espalhou-se na península durante o sultanato de Malaca (1402-1511).1

A Malásia é um Estado multicultural e multiétnico, composto por cerca 67,4% de malaios (de etnia malaia), 24,6% de chineses, 7,3% de indianos e 0,7% de outros indígenas. A população actual é composta por cerca de 29,5 milhões de habitantes.2 Cerca de 60% da população é muçulmana. O Islão é a religião oficial do Estado, porém a constituição garante a liberdade de culto de outras religiões e proíbe o proselitismo do Islão.

A Malásia é constituída por 13 Estados e 3 territórios federados. Exceptuando Melaka, Penang, Sabah, e Sarawak, os restantes 9 Estados malaios são sultanatos, regidos por sultões de linhagem hereditária. Os sultões são também chefes religiosos.

O sistema político da Malásia é uma monarquia constitucional (de sufrágio universal), sendo o rei eleito a cada 5 anos, pelas famílias dinásticas dos sultanatos. O papel do rei é de ordem simbólica.3 O verdadeiro detentor do poder é o Primeiro-ministro (actualmente Najib Tun Razak, desde 2009).

A primeira eleição geral, em 1955, foi vencida por uma coligação de partidos baseada em critérios étnicos. O Barisan Nacional (BN ou Frente Nacional) tem ganho desde então as eleições gerais. No entanto, existem 13 partidos políticos na coligação, E o BN está, na verdade, dominado pelo UMNO (o partido maior e mais rico da coligação), que representa os malaios e o Islão. O presidente e o vice-presidente do UMNO converteram-se automaticamente em presidente e vice-presidente do país, respectivamente. Os outros 3 maiores partidos da coligação são: o MCA (Associação Chinesa Malaia), o GRM (Gerakan Raykat Malásia) (oficialmente multirracial mas basicamente chinês) e o MIC (Congresso Indiano Malaio).4

A Malásia não é um Estado islâmico, na medida em que a constituição não o reconhece como tal, nem um Estado laico, visto que pratica a sharīʿah.

...

Télécharger au format  txt (4.6 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Voir 2 pages de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com