LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Tourisme agricole d'exportation en Afrique (document en espagnol)

Mémoires Gratuits : Tourisme agricole d'exportation en Afrique (document en espagnol). Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  19 Mai 2013  •  1 509 Mots (7 Pages)  •  930 Vues

Page 1 sur 7

Como é que CPLP pode encarar o desenvolvimento sustentável ? Estudo dos casos do turismo e da agricultura de exportação

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ou CPLP, criada em Julho de 1996, agrupa sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique,Portugal e São Tomé e Príncipe, sendo certo que, num futuro próximo, um novo país virá

reforçar esta comunidade: Timor Lorosa. A CPLP apresenta-se como um espaço de

cooperação baseado na língua comum. O turismo rural e a agricultura de exportação contribuem para a melhoria da qualidade de vida das populações e a dinamização do setor económico local porque são instrumentos de erradicação da pobreza e motor de desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável preocupa, cada vez mais, o conjunto da sociedade e, naturalmente, também as comunidades rurais e a economia do país.

A dissertação encontra-se dividida em duas partes:

na primeira parte, nós estudaremos como em Cabo verde e São tomé pode encarar o denvolvimento sustentavel graças o turismo rural.

na segunda parte, nós veremos que o turismo rural é importante pelos esses pais

graças a agricultura de exportaçao.

Finalmente, a Conclução encerra este trabalho.

Segundo os varios artigos sobre o sector do Turismo cabo-verdiano desenvolveu, com o número de turistas estrangeiros a duplicar em 7 anos, ascendendo em 2007 a mais de 310 mil. Em Cabo Verde possui vários fatores favoráveis ao seu desenvolvimento turístico : clima ameno, diversidade paisagística, existência de algum recurso ecológico e riqueza cultural, aliada à estabilidade económico-social e política, bem como à existência de condições sanitárias. Em 2003, esta tendência do crescimento do sector já representava 10.10% do PIB cabo-verdiano.

O turismo rural e de natureza vai criar de novos empregos, contribui para a redução da pobreza, estancar a migração para o meio urbano e, consequentemente, melhorar as condições de vida das populações.Todas as ilhas de Cabo Verde têm potencialidades para o desenvolvimento do turismo rural, revela um estudo, encomendado pela União Nacional do Operadores Turisticos (Unotur).Para Francisco Tavares, presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, o turismo rural vai oferecer alternativas de lazer aos cidadãos e fomentar o turismo interno. Assim, os turistas vão consumir os produtos cabo-verdiano, entrar em contacto com a cultura, as tradições, os hábitos e costumes. Pelo Governo de Cabo Verde, o turismo é motor do crescimento e do desenvolvimento. Nós podemos notar assim que o turismo é muito importante para a economia do país e a conservação da fauna e a flora.

Interessamos por Sao tomé, a sua privilegiada localização geográfica, bem como as suas belas paisagens, constituem ricos recursos turísticos para o país. É o turismo um dos sectores em expansão. Verificou-se um forte aumento no número de turistas entre 2000 e 2005, de 7.000 para 11.000 visitantes. Os principais mercados estão actualmente em Portugal, Angola e Gabão. A Região Autónoma do Príncipe vai precisar, nos próximos 15 anos, de 73 milhões de euros para implementar o seu plano de desenvolvimento sustentável e transformar a Ilha do Príncipe num local mais atrativo e foram criados diversos circuitos turísticos no interior do Parque Natural Obô para o desenvolvimento de actividades de lazer. A hospitalidade dos santomenses e dos descendentes das populações do continente, os aspectos culturais fundados nas crenças e mitos, na gastronomia sobretudo à base de peixes, são também factores de atracção com efeito multiplicador neste sector mantendo ao mesmo tempo a preservação ambiental e ecológica e identidade cultural.

O dinheiro deverá ser investido na melhoria das infra-estruturas, transporte, educação e turismo. Realmente, saúde, educação, transporte, conservação da natureza e infra-estruturas são as grandes prioridades de investimentos contidos no plano de desenvolvimento sustentável . O turismo é um instrumento poderoso, por exemplo, algumas dessas prioridades, é o plano de gestão do abastecimento de água para a população do Príncipe e a construção de escolas.

Tendo analisado vários documentos, nós podemos notar que o desenvolvimento do turismo é, assim, vital para a economia de muitos desses países e permite a redução da dívida externa e evita que o país esteja dependente da monocultura ou de uma única actividade. O que permite manter o desenvolvimento sustentável.

O turismo pode beneficiar as comunidades locais pobres porque é um sector exportador. O cliente vai ao destino (zona rural, por exemplo) para consumir o produto. É a ocasião para empreendedores locais venderem

...

Télécharger au format  txt (9.8 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Voir 6 pages de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com