LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Edition en noir et blanc (document en anglais)

Commentaire de texte : Edition en noir et blanc (document en anglais). Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  26 Février 2014  •  Commentaire de texte  •  412 Mots (2 Pages)  •  585 Vues

Page 1 sur 2

O documento é uma publidade em preto e branco. Podemos dividir esta publicidade em quatro partes.

A primeira parte é o título, Timor, que se encontra no topo da página, escrito em grande para chamar a atenção do leitor. Assim, nós sabemos que a publicidade se trata de Timor.

Na segunda parte do documento, està um texto que apresenta a ilha de Timor. Realmente o texto dizemos que a ilha se fica na Ásia e que é dividida em duas partes. A parte ocidental pertence à Indonésia, onde hà muito turismo e onde a paz reina, enquanto a parte oriental que pertence à colônia portuguesa anterior, chama-se Timor, e que é explorador, dominador por os indonesios. Podemos dizer que a ilha tem duas faces. Com este texto, a jornalista quer denunciar isto, de facto, a palavra « jà » mostra o desespero, a urgência da acção. Além de, a frase “ninguem fez nada” é uma denúncia aos paises ricos que não fizeram nada.

A tercera parte é composto por cinco imagens :

- Na primeira imagem, podemos ver uma laranja que està cortada em duas, com o faca. Esta imagem pode representar a ilha que é dividida.

-Na segunda imagem, uma de metade da laranja està espetar com um espremedor de sumo. Isto pode simbolizar a tortura que sofrem os Timorenses por os indonesios.

-Na tercera imagem, a metada da laranja que representa Timor, està espremedor e esvaziar com uma mão dum homem indonésio. Isso mostra a exploração da ilha de Timor.

-A quarto imagem, a laranja é esvaziar até à ùltima gota, podemos dizer que os indonesios retiram toda a riqueza.

-Por fim, na ùltima imagem encontra-se um slogan, um logotipo de timor com a cruz deitada que fez pensar à morte ou ao cemitério. Próximo fica-se, um copo com refrescante que simboliza, o turismo. Podemos concluir que os indonesios aproveitam Timorenses e do turismo para enriquecer-se.

A representação do sofrimento de timorenses faz mais forte por estas cinco imagens. De facto, os verbos de ação, vá em crescendo.

Para terminar, a ùltima parte do documento é uma apresentação onde representa todas as pessoas que trabalharam nesta publicidade. Além de, podemos ver uma ùltima frase que significa que a publicidad não é uma publicidad comercial mas uma denùncia-apelo criado por o “Cortesia sindicato dos Jornalistas.”

Em conclusão, o documento é muito interessante porque tem por tema Timor uma ilha que ganhou a sua independência em 1975, mas que fica sempre oprimido e dirigida pela parte ocidental da ilha…

...

Télécharger au format  txt (2.5 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Voir 1 page de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com