LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Un bioladroagem.

Cours : Un bioladroagem.. Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  6 Février 2013  •  Cours  •  491 Mots (2 Pages)  •  649 Vues

Page 1 sur 2

A bioladroagem

O documento é um artigo da revista Veja tirado da Net e que data de 2001, isto é data de 11 anos atras. Pena é constatar que a situera piorou. Hoje, este trafico de animais silvestres continua infelizmente. Podemos dividir o documento em 3 partes.

1- (l.1-10) A importância do trafico de animais

2- (11-22) Dificuldades em parar este trafico

3- (23-fim) As conséquences a nivel da saude

1) O Brasil possui « uma das maiores réservas do mundo » : a Amazonia. E o pulmao do mundo mas nao pertence toda ao Brasil. Os paises vizinhos tambêm estao concernidos por este trafico. 12 milhoes foram pilhados em 2001, hoje 38 milhoes. O numero continua a aumentar. E um numero minimo. Os spécialistes dizem que este numero pode ser multiplicado por 2 ou 3. 38 milhoes corresponde aos animais recuperados. Estima-se que o trafico é rentavel. Rende 1 bilhao de dollares por ano. Com certeza, muito mais. Mas a nivel mundial so representa 10 % do trafico dos animais silvestres. Os outros continentes onde se desenvolve este trafico é a Africa, a Asia, a Europa e a America. Trata-se do terceiro trafico depois os de drogas e de armas. A « Rentas » estima que actuam 300 a 400 grupos de trafiquantes organizados porque muitas vezes exercem varios traficos. Sao périostose. E muito dificil prendê-los dentro da floresta.

2) E dificil parar este trafico porque por exemplo nos Estados-Unidos 71 milhoes lares possuem um animal de estimaçao. Na medida que ha demanda, existe a oferta ( ha pessoas que qierem comprar, entao ha pessoas que vendem ). Nao podem vender nas lojas porque é ilegal (mercados dentro de gaiolas, sem tratamento, sem alimentera, sem vaccinas…). Isso para enriquecer-se sem scrupules

( arara-azul => 30 000 $… ). O que favorece este sistema é a falta de policiamento na floresta, nas mercados o no Pantanal. No Brasil e nos paises vizinhos como Colômbia, Suriname, e Guiana nao existem as mesmas leis. E dificil fazer reinar a justiça quando os paises vizinhos nao fazem nada. Deveria existir uma politicia comum. Os trafiquantes passam pelos rios da floresta. E impossivel exercer um controlo quotidiano da floresta completa.

3) A melhor soluçao e talves a unica seja a conscientizaçao da populaçao. A soluçao nao esta nas multas, no castigo, na prisao sistematica. Nem sempre sao os responsives que acabam na cadeia. Esta paragrafo faz alusao as doenças que podem transmitir os animais, como a psitacose e a febre amarela. Sao doenças muito graves que atacam o sistema nervoso e provocam hémorragies. Existem muitas outras doenças. O jornalista suer alertar o leitor e fala de « bomba-relogio ». Ha muita gente que morre todos os anos porque nao se podem curar estas doenças, Sendo raras, nao sempre existem curas.

En conclusao podemos dizer que a jornalista quer denunciar o trafico de animais no Brasil. Permite informar a populaçao. E a unica soluçao so que deve ser um esforço comum e regular. A sensebilizaçao deve durar todo o ano.

...

Télécharger au format  txt (3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9 Kb)  
Voir 1 page de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com