LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Le rôle D'un Directeur Des Communications

Commentaires Composés : Le rôle D'un Directeur Des Communications. Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  27 Mai 2013  •  1 710 Mots (7 Pages)  •  917 Vues

Page 1 sur 7

Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da cadeira Gestão da Comunicação leccionada pelo Prof. Elias Quadros.

O papel de um director de comunicação nos municípios era a questão pertinente, para tal decidi abordar alguns assuntos que considerei importantes, embora de carácter complementar.

O conceito de comunicação, apenas algumas ideias sobre o conceito referindo alguns dos conceitos que personalidades importantes desenvolveram e incluindo um conceito mais acessível e aplicável á área da comunicação aplicada, o conceito de organização, embora simples e posteriormente a comunicação das organizações e por fim o conceito de director de comunicação. Estes conceitos ajudam-nos a situar no ponto fulcral do trabalho.

Após clarificar estes conceitos iniciei então a resposta á questão fundamental, qual o papel de um director de comunicação onde tentei descrever clara e sucintamente as funções.  

Comunicação

O conceito

O conceito de comunicação vem-se alterando ao longo dos anos. Grandes mentes têm a sua opinião sobre o que é a comunicação e esta difere sempre, não há uma única e correcta definição sobre comunicação. Podemos afirmar que comunicação é uma palavra com pluralidade de sentidos.

Com base no senso comum, comunicação é um acto, comunicar, entre as diversas pessoas.

Mas o sentido de comunicação vai muito mais para além disso. Engloba um grupo de componentes que são essenciais para a sua definição. Segundo Luhmann, o sentido clássico de comunicação já não nos serve nos dias de hoje. Antigamente definiam comunicação como a disponibilidade (efeito de vontade) de um "eu" para outro, era uma ponte de comunicação entre os "eu" fechados, há uma espécie de acordo entre as duas partes da ligação para poderem efectuar a comunicação. Como tal, Luhmann não quer focalizar os pontos de partida e de chegada do processo e exclui transmissão como parte do grande sentido de comunicação. A comunicação é um processo sem sujeito, nós não somos os seus autores mas sim utilizadores e Luhmann vê a mesma como a unidade elementar que constitui os sistemas, é a unidade de ligação entre os mesmos.

Poderíamos complicar mais um pouco esta busca de um conceito sólido e perceptível de comunicação acrescentando que “Diderot afirmava que a comunicação «fala a língua de várias ciências, artes e ofícios«” (1, pág.9), mas ai estaríamos a entrar em campos vastos e a sua exploração seria extensa.

Quero simplificar o conceito de comunicação aplicando-o ao contexto deste trabalho. A comunicação provém de um acto, comunicar, este consiste na partilha de informação sempre com uma finalidade, o entendimento entre os sujeitos. Segundo os autores do livro Gestão de comunicação comunicar “é convencer alguém a desenvolver determinada acção, é estimular um comportamento específico no receptor” (2, pág.9).

Em suma, a comunicação é uma ferramenta indispensável e importante nos dias de hoje, ela é a ligação entre indivíduos, entre um sujeito singular e um colectivo, promove a transmissão de ideias, conhecimento, de sensações, de qualquer tipo de informação que se queira transmitir a um ou vários sujeitos. Nas áreas focadas deste trabalho, um pouco de marketing e publicidade e relações públicas, a comunicação vai servir para dar a conhecer, para convencer alguém a fazer algo, para melhorar uma imagem, para criar uma imagem, para mante-la até, vai ser a ponte que vai ligar organização e público.

Organização

O conceito

Podemos entender por organização um conjunto de indivíduos que têm um objectivo comum. Este conjunto tem acesso a diversos recursos (humanos, financeiros e materiais) e de forma deliberada coordenada e controlada inserem-se e actuam num certo ambiente de modo a atingir o objectivo que os une.

Segundo António Maximiano uma organização “é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos colectivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objectivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.”(3,pág.9)

As organizações podem ser lucrativas, 1º sector económico, ou não lucrativas. Neste ultimo parâmetro há as organizações públicas, 2ºsector económico e as não públicas, estas podem ter fins egoísticos ou altruístas e encontram-se no 3ºsector económico.

A comunicação nas organizações

A comunicação divide-se em duas categorias, comunicação interna e comunicação externa.

A comunicação interna acontece no seio da organização, é o contacto da organização com todos os indivíduos que emprega.

Quando a comunicação interna, que deve ser gerida por um director de comunicação, é bem sucedida cria valor para além de melhorar a eficiência da organização assim como o seu clima, esta permite dar a conhecer ordens e resultados, a integrar os seus colaboradores, assegurar a confiança e estabilidade, aumentar o comprometimento para com a organização, estimular o desempenho e agir sobre situações de conflito.

A comunicação externa diz respeito á imagem que a organização passa para o exterior, clientes, e a informação que quer passar. A comunicação externa permite dar a conhecer ao público determinado produto, marca ou serviço. Ajuda a perceber quais as necessidades dos clientes e como satisfazer os mesmos.

O papel de um director de comunicação nos municípios

Director de Comunicação, o conceito

Um director de comunicação deve ser alguém que goste de gestão e que consiga tomar

...

Télécharger au format  txt (11.4 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Voir 6 pages de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com