LaDissertation.com - Dissertations, fiches de lectures, exemples du BAC
Recherche

Revolução industrial

Fiche de lecture : Revolução industrial. Recherche parmi 298 000+ dissertations

Par   •  7 Janvier 2023  •  Fiche de lecture  •  666 Mots (3 Pages)  •  203 Vues

Page 1 sur 3

RESUMO

  1. Primeira revolução industrial

A 1ª revolução industrial foi marcada pelo surgimento das máquinas a vapor, sua principal contribuição para o advento da produção em massa. Com isso, a produção antes artesanal passou a ser desempenhada em fábricas e com o uso das máquinas. Além disso, também houve o surgimento das locomotivas, propiciando uma revolução nos transportes.

Dessa forma, grandes mudanças ocorreram tanto nos processos de produção como em diversos aspectos da sociedade. A produção passou a contar com a divisão e especialização do trabalho, assim como houve o surgimento de novas relações de trabalho, onde o trabalhador que antes produzia peças como um todo passa a fazer parte da indústria como um funcionário, sendo remunerado por sua produção. Ainda, os custos de produção acabavam por ser reduzidos e aumentavam-se os lucros.

Com isso, tornou-se propícia a expansão do comércio e do próprio padrão de consumo da sociedade, assim como houve um aumento no êxodo rural e nas desigualdades sociais.

  1. Segunda revolução industrial

Já a 2ª revolução industrial surge como um passo a mais na evolução das técnicas de produção, sendo caracterizada pelo advento de novas formas de energia, como a eletricidade e o motor à explosão utilizando-se do petróleo, assim como pelos processos de produção do aço e alumínio em grande escala. Atrelado a isso, a revolução nos meios de comunicação também intensificou as mudanças ocorridas nessa fase da indústria e a busca pelo aumento nos lucros por parte das empresas e das nações industrializadas deu forças as pesquisas e melhorias nos processos de produção.

Com todos esses avanços, surge ainda nesse período a indústria automobilística e bélica, assim como os sistemas de produção taylorista e fordista. Também foi um momento marcado pelo maior controle sobre os gastos e retornos em cima da produção, objetivando os cálculos das margens de lucro. Todos esses impactos resultaram numa maior lucratividade por parte das empresas e trouxe uma nova dinamicidade para a economia global.

  1. Terceira revolução industrial

A 3ª revolução industrial é marcada por avanços técnico-científicos, principalmente nas áreas da informática, transportes, telecomunicações, robótica e química. Com isso, criou-se uma relação entre esses avanços científicos e a indústria, resultando em modificações nos sistemas produtivos com foco na redução dos tempos de produção e no desenvolvimento de cada vez mais produtos inovadores. Além desses pontos, há também uma maior qualificação da mão-de-obra, que passa a desempenhar papéis hierárquicos e setoriais distintos.

Com todas essas contribuições, tanto a produção como a sociedade passaram por mudanças, principalmente com a popularização dos meios de comunicação e informática, que impactaram nas formas como a informação era difundida ao redor do mundo e promovendo a então globalização. Tudo isso caracteriza essa fase da indústria como uma era de informação e que foi marcada pelo apoio computacional e pela automação industrial. Além disso, com o emprego de toda essa tecnologia, houve uma maior necessidade e utilização de novas fontes de energia.

...

Télécharger au format  txt (4.7 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (199.2 Kb)  
Voir 2 pages de plus »
Uniquement disponible sur LaDissertation.com