Diagnostic social d'intervention
Étude de cas : Diagnostic social d'intervention. Recherche parmi 303 000+ dissertationsPar Soraia Peixoto • 11 Novembre 2025 • Étude de cas • 1 175 Mots (5 Pages) • 24 Vues
INSTITUTO POLITÉCNICO DA SANTARÉM
ESCOLA SUPERIOR DE SANTARÉM
[pic 1]
CURSO DE EDUCAÇÃO SOCIAL
(2º ANO TURMA B / 1ºSEMESTRE)
DESENHO E DESENVOLVIMENTO DE PROJECTOS DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA
Diagnóstico Social e Estratégias
Docente: Carla Lopes
Discente: Soraia Andreia Rebelo Peixoto
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 3
O QUE SE ENTENDE POR DIAGNÓSTICO SOCIAL… 4
O QUE IMPLICA A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO SOCIAL… 4
QUAIS OS OBJECTIVOS DE UM PRÉ-DIAGNÓSTICO… 5
A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-DIAGNÓSTICO SOCIAL… 6
A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO SOCIAL… 8
CONCLUSÃO… 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS 9
INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular de Desenho e Desenvolvimento de Projectos de Intervenção Socioeducativa, foi solicitado a elaboração de um trabalho em que conste um conjunto de ferramentas que constitui um Diagnóstico Social e Estratégias.
Para a elaboração deste trabalho foram usados os seguintes documentos: Diagnóstico Social do Concelho da Batalha (2006), Diagnóstico Social do Concelho de Peniche (2004), Diagnóstico Social do Concelho de Barcelos (2005), Pré-Diagnóstico Social do Concelho da Maia (realizado entre Novembro de 2004 e Fevereiro de 2005) e o Pré-Diagnóstico Social do Concelho do Entroncamento (2005).
Os objectivos deste trabalho foram concretizados através da análise destes documentos, entre outras fontes, tentando descrever o que é o Diagnóstico Social e as Estratégias mas, ao mesmo tempo, comparando e dando o exemplo dos Diagnósticos Sociais acima referidos, utilizando, por vezes, a opinião pessoal (mas tendo sempre por base os documentos). Posto isto, o trabalho encontra-se dividido em duas partes: a primeira será com base em definições e tentativas de explicar o que é o Diagnóstico Social, os seus objectivos, metodologias e técnicas, a segunda parte será a comparação da primeira com os documentos acima referidos.
O QUE SE ENTENDE POR DIAGNÓSTICO SOCIAL…[1]
É baseado em informações exógenas (externas) ao que é diagnosticado e pode ter carácter qualitativo e quantitativo. Este tem como objectivos: documentar o estado em que se encontra o sistema de acção face ao problema identificado, determinar a gravidade e importância dos problemas e potenciais causas e, por fim, identificar as questões - chave em torno das quais se pode enunciar a intervenção utilizando, para esse fim, variadas métodos (entrevistas, questionários, etc.) e técnicas.[2]
O Diagnóstico Social inclui: uma fase de Pré-Diagnóstico, exploratória, com base na documentação existente, uma fase de Diagnóstico propriamente dita, com recolha de informação original e, por fim, uma fase de hierarquização dos problemas e de desenho de soluções alternativas.[3]
O QUE IMPLICA A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO SOCIAL…
Um Diagnóstico Social implica a elaboração de um processo de pesquisa – acção de modo a se documentar o estado em que se encontra a instituição em causa, observando-a e identificando-a, tentando explicitar qual a sua natureza e identificando as mudanças sociais presentes e sobre as quais se vai intervir.
QUAIS OS OBJECTIVOS DE UM PRÉ-DIAGNÓSTICO…
- Investigar e organizar a informação já disponível sobre as necessidades e a população – alvo;
- Determinar qual o alvo principal do Diagnóstico e o nível de aprofundamento do programa;
- Construir compromissos entre os parceiros envolvidos, para todas as fases, incluindo o uso e a circulação da informação, o planeamento e a intervenção.
- MÉTODOS: análise documental, entrevistas a informadores privilegiados e fórum de consulta permanente.
A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-DIAGNÓSTICO SOCIAL…
Como já foi referido o Pré-Diagnóstico é uma fase do Diagnóstico, sendo o último elaborado com base no primeiro.
Com a análise dos documentos: Pré-Diagnóstico Social do Concelho do Entroncamento (2005) e do Pré-Diagnóstico Social do Concelho da Maia (realizado entre Novembro de 2004 e Fevereiro de 2005), pode-se reparar que ambos têm semelhanças na sua estrutura.
Ambos os documentos começam por referir o Programa de Apoio à implementação da Rede Social, cujos objectivos são erradicar/atenuar a Pobreza e Exclusão Social e a promoção do Desenvolvimento Social. Programa este que é a base do Pré-Diagnóstico, para assim se aprofundar a realidade do Concelho em questão de modo a equilibrar a intervenção social no mesmo.
De seguida, ambos os documentos apresentam a sua Rede Social Concelhia, enumerando quais os membros dos grupos/órgãos da Rede Social.
Por fim o Pré-Diagnóstico é baseado nos seguintes pontos:
...